Ambiente, direitos e ética colocam a SIT | JANZ entre os 3% das empresas com pontuações mais elevadas do mundo, entre 150 000 avaliadas pela EcoVadis, enquanto o CDP (Carbon Disclosure Project) eleva a classificação da multinacional.
SIT, o grupo a que a JANZ pertence , foi premiado pela EcoVadis com o emblema de empresa Gold. O EcoVadis, um dos maiores organismos de certificação do mundo na área da responsabilidade social corporativa, que, após avaliar mais de 150.000 empresas, incluiu a multinacional italiana entre as mais comprometidas com o ambiente, as práticas de trabalho, os direitos humanos, as compras sustentáveis e a ética.
Para a SIT e a JANZ, esta é mais do que uma confirmação, uma vez que a pontuação global foi de 78 em 100, superior à obtida em 2024. Uma classificação que a coloca entre os 3% de empresas do mundo mais comprometidas com a sustentabilidade, grupo que se reduz ainda mais dentro do setor a que pertence, onde a SIT faz parte dos 2% mais sustentáveis.
A pontuação global é composta pelas classificações obtidas em quatro áreas: ambiente, práticas laborais e direitos humanos, compras sustentáveis e ética. Em comparação com 2024, o aumento mais significativo da pontuação foi na vertente ética, onde o SIT ganhou sete pontos (de 60 para 67 pontos).
Em 2024, o desempenho de sustentabilidade do SIT também melhorou na classificação do CDP (Carbon Disclosure Project), uma das principais organizações sem fins lucrativos de medição e relatórios ambientais, que inclui 85% das empresas do S&P500 e 93% das empresas do FTSE. As classificações do CDP variam de D- a A e o SIT – que aderiu ao programa “Alterações Climáticas” pela terceira vez – obteve uma classificação B, melhorando a pontuação anterior de C, enquanto no programa “Água” estreou com um B-.
“As avaliações e classificações de organismos independentes colocam a SIT entre as empresas mais empenhadas em traduzir a sustentabilidade em ações quotidianas”, explica Chiara de’ Stefani, Diretora de Sustentabilidade Corporativa da SIT. Em 2022, lançámos o nosso primeiro plano de sustentabilidade “Made to Matter” e, desde então, implementámos a sua visão de forma consistente: não só reafirmamos o nosso compromisso com a frente ESG, como o intensificámos, obtendo um reconhecimento cada vez maior. Este ano, a ética desempenhou um papel importante na definição da nossa pontuação na EcoVadis, resultado também alcançado através da implementação das nossas políticas, com as quais codificámos os valores que sempre nortearam as nossas ações, pois acreditamos que a sustentabilidade se baseia nas ações individuais de cada um de nós.