Sistema de telemetria SW MYWATER: A TORNEIRA DO CONHECIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE HÍDRICA
A MAIOR PARTE DAS ENTIDADES GESTORAS ESTÁ PREPARADA E RECETIVA PARA IMPLEMENTAR SISTEMAS DE TELEMETRIA
João Paulo Almeida começou em 2002 a desenvolver projetos orientados para o mercado das águas. Depois de assumir a responsabilidade do Departamento de Sistemas de Informação da empresa Águas do Porto, tomou clara consciência de que a rentabilidade e sucesso de uma empresa deste setor depende de decisões precisas suportadas em análises globais provenientes de um imenso conjunto de dados. Detetada a necessidade, João Paulo Almeida começa a trabalhar na criação de sistemas de telemetria, ferramentas que permitam cruzar os parâmetros mais relevantes, com dados agregados de forma a tratar a informação de forma lógica e sistematizada. Começam assim a ser escritas as primeiras linhas da história de GoReady, um sistema de telemetria com interface inovadora de soluções que permite tomar decisões rápidas apoiadas em conhecimento sistemático e rigoroso.
João Paulo, o que levou a GoReady a desenvolver um SW específico para a gestão do ciclo da água?
A GoReady foi constituída em 2015, por profissionais de tecnologias de informação com um forte conhecimento do setor das Águas. Nessa altura, identificámos uma lacuna grande no mercado. A falta de soluções adaptadas à realidade das entidades gestoras que dependem de decisões e ações precisas, suportadas em análises globais provenientes de um imenso conjunto de dados, levou-nos à criação do sistema de telemetria MyWater, concebida de raiz para dar resposta a esta realidade.
Quais as principais potencialidades desta aplicação?
Há inúmeras vantagens para as entidades gestoras na implementação de um sistema de telemetria. MyWAter é uma plataforma que foi desenhada de raiz para a gestão da informação de telemetria, automatizando a receção de milhares de dados, a transformação dos mesmos e o calculado de diversos indicadores. Toda esta informação é apresentada numa interface simples e intuitiva, permitindo às entidades gestoras, retirarem as conclusões importantes para as tarefas do dia a dia da sua empresa.
O que a diferencia das demais aplicações disponíveis no mercado?
A GoReady tem uma grande experiência no setor das Águas, o que permitiu desenvolver esta aplicação direcionada às necessidades especificas do setor. Contudo, desenvolve e adapta a aplicação às necessidades particulares dos clientes, de forma a potenciar a utilização da mesma. As soluções atualmente disponíveis no mercado são de grandes fabricantes mundiais, o que implica não permitirem a customização das soluções às necessidades dos clientes, bem como terem ciclos de desenvolvimentos longos e muitas vezes desajustados face às necessidades do mercado.
O que o motivou a estabelecer esta parceria com a JANZ?
A parceria com a Janz é estratégica para a GoReady. A Janz é uma empresa que atua no setor há muitos anos, com produtos com muita qualidade, e uma imagem de confiança muito forte, tornando a nossa oferta complementar aos produtos já comercializados. Consideramos que é diferenciador apresentarmo-nos no mercado com uma solução integrada, de forma a facilitar as integrações entre os equipamentos e o software, tornando assim os projetos mais simples para os clientes.
Que tipo de informação concreta é que uma entidade gestora pode obter com o SW Mywater?
O processo de recolha de leituras para faturação é critico para as entidades gestoras, contudo, a implementação de sistemas de telemetria proporciona um conjunto de vantagens para a entidade gestora que permitem obter ganhos consideráveis de eficiência.
O SW MyWater permite efetuar a gestão rigorosa de todo o parque de telemetria e obter leituras de hora em hora ou de 15 em 15 minutos, permitindo fazer balanços hídricos completos de zonas de medição e controlo. Adicionalmente disponibiliza um conjunto de alarmes gerados pelos contadores. Toda esta informação é agregada e representada de uma forma muito simples, permitindo às entidades identificar roturas, fraudes ou eventos de consumo com impacto na rede. O SW MYWATER promete ser um poderoso aliado das Entidades Gestoras para gerir de forma eficiente os seus sistemas de abastecimento.
Em que fases do ciclo de abastecimento de água pode o SW Mywater dar um contributo para a sustentabilidade de todo o sistema?
A GoReady desenvolve e implementa um conjunto de soluções que estão integradas com o MyWater, assim como com outras plataformas existentes no mercado, como o sistema de informação geográfica, o sistema de gestão de manutenção, entre outros. A utilização destas plataformas de forma integrada, permite às entidades gerir de uma forma eficiente toda a rede de distribuição de água.
Em que consiste esse contributo?
Com o processamento e cruzamento automático de todos os dados relevantes, o software permite identificar zonas com um mau desempenho de funcionamento, potenciando a identificação de fugas, roturas ou fraudes.
Que recursos humanos e técnicos são necessários para que seja possível a uma Entidade Gestora tirar o máximo partido desta ferramenta?
O MyWater é um software muito simples de utilizar e com uma curva de aprendizagem muito reduzida, as entidades não precisam de recursos humanos adicionais para gerir a plataforma. Com a automatização de todo o tratamento dos dados e o envio de alertas e relatórios, é possível minimizar ao máximo a intervenção de recursos humanos em todo o processo, libertando-os para ações de valor acrescentado.
O SW Mywater recolhe um enorme manancial de informação que, quando devidamente tratado pelas Entidades Gestoras, permite conhecer e resolver problemas que põem em causa a sustentabilidade económica e ambiental dos seus sistemas de abastecimento de água.
Mas será que as Entidades Gestoras estão preparadas para tratar esta enorme quantidade de informação, tirando assim o máximo partido dos seus sistemas de telemetria?
Estando a maior parte das redes de abastecimento concluídas, a maioria das entidades gestoras está atualmente a preparar ou a implementar projetos para obter ganhos de eficiência, seja através da setorização da rede, da implementação de sistemas de gestão de pressão, da atomização de algumas tarefas com recurso a sistemas de telegestão ou com a implementação de sistemas de telemetria.
Temos observado que até as pequenas entidades, através da associação com municípios vizinhos, ganharam a escala necessária para efetuar uma gestão mais eficiente. A Entidade reguladora tem tido também um papel muto importante para levar as entidades a procurarem obter estes ganhos de eficiência. Considero que, atualmente, a maior parte das entidades está preparada e recetiva a implementar sistemas de telemetria. Com soluções informáticas como o MyWater é mais fácil tirar partido destes sistemas.
Quais poderão ser os principais obstáculos para que uma entidade gestora não potencie ao máximo o seu sistema de telemetria e, em consequência, da aplicação SW Mywater?
O custo dos equipamentos e da tecnologia ainda continua a ser o maior obstáctulo à implementação massiva destes sistemas.
A preservação da água exige uma profunda transformação da mentalidade de quem a consome, ou seja, de todos nós. O SW Mywater permite às Entidades Gestoras o envio de informação que vai muito além da fatura mensal da água. Que informação adicional poderá ser disponibilizada ao consumidor final, e como, para que este possa ter o seu papel na transformação deste mindset coletivo?
Penso que num futuro próximo todos os consumidores terão acesso à mesma informação das entidades gestoras, ou seja, consumos horários e alarmes despoletados pelos equipamentos ou via software. Já há alguns projetos desta natureza no setor e brevemente todas as entidades terão estas ferramentas disponíveis de forma gratuita, tanto para consumidores domésticos como para consumidores não domésticos.
Dê-nos 3 razões para uma entidade gestora escolher o SW Mywater?
Há inúmeras razões, contudo poderia destacar estas três:
/ Simplicidade de utilização
a plataforma é muito simples e intuitiva, podendo ser utilizada por diversos intervenientes das entidades gestoras sem grandes conhecimentos técnicos;
/ Experiência adquirida
A plataforma beneficia de uma experiência de 6 anos e de um conjunto de utilizadores que potenciam no dia a dia a sua melhoria;
/ Integração com o fabricante
A Plataforma foi desenvolvida e é mantida de forma continua com o fabricante dos contadores, libertando as entidades gestoras de todas as tarefas inerentes à integração das duas componentes, o que nem sempre é fácil.
Se tivesse que escolher um exemplo em que o SW Mywater é utilizado no máximo das suas potencialidades, qual seria?
O Software MyWater é utilizado no máximo das suas potencialidades em entidades que tem setores da rede com 100% de contadores de telemetria, permitindo assim efetuar um balanço hídrico horário. Um balanço hídrico da rede horário permite efetuar a gestão da rede de uma forma muito mais eficiente, potencia a identificação de fugas, roturas, eventos de rega, fraudes. Atualmente temos já vários projetos com esta abordagem, todos eles com ganhos significativos para as entidades.