A SIT, multinacional italiana da qual a JANZ faz parte, foi distinguida com classificação EcoVadis “Prata”, posicionando-a entre os 22% de melhores empresas do setor. Tendo recebido, em 2020, a atribuição bronze, a SIT sobe assim no ranking e conquista um dos objetivos estratégicos do grupo. De referir que a EcoVadis é uma organização especializada em avaliar o desempenho de responsabilidade social corporativa das empresas de forma global. A EcoVadis avalia mais de 75.000 empresas em 160 países e 200 setores.
A distinção “Prata” comprova a ética e a abordagem proativa da SIT relativamente aos princípios ESG (Environmental, Social & Governance) bem como das ações de sustentabilidade da empresa para com os seus stakeholders e todo o sistema onde opera.
Para além do desempenho global, a empresa está também incluída, no que diz respeito às “Práticas de Trabalho e Direitos Humanos”, nos 30% de empresas com melhores práticas no setor. Já no que diz respeito à “Ética”, a SIT encontra-se entre os 27% de empresas do setor mais sustentáveis.
“Alcançar o resultado que nos propusemos há apenas um ano é uma fonte de grande satisfação e orgulho para todo o grupo” afirma em comunicado, Chiara de ‘Stefani, Diretora Corporativa de Sustentabilidade da SIT. Chiara de ‘Stefani assegura que “a sustentabilidade é parte integrante das estratégias da SIT” e que “a inclusão dos ESG na gestão do plano de incentivos, ligados ao desempenho de instrumentos financeiros, como títulos, para a prossecução dos objetivos ESG, é disso uma prova”. Chiara de ‘Stefani esclarece ainda que a classificação EcoVadis Prata “é um excelente resultado, mas é apenas um dos blocos da sustentabilidade corporativa da SIT”. Trata-se de um “compromisso assumido pela SIT a longo prazo de modo a gerar crescimento e desenvolvimento económico e social para a estrutura, o meio o ambiente e para todos stakeholders”.