• Empresa
    • Quem Somos
    • O Grupo e Negócios
    • Sistema de Gestão da Qualidade
    • Termos e Condições Gerais de Venda
    • Termos e Condições Gerais de Compra
  • Produtos
    • Contadores de Água
      • Declarações de Conformidade
      • Certificados e Manuais de Instalação
    • Injeção de Plásticos
    • Peças de Precisão
  • Tecnologia
    • MyWater
  • Serviços
  • Contactos
  • Media
    • Notícias
    • Blog
    • Press Kit
    • Webletters
    • Revista Preto no Branco
  • PT
    • EN
    • ES
    • FR
  • Empresa
    • Quem Somos
    • O Grupo e Negócios
    • Sistema de Gestão da Qualidade
    • Termos e Condições Gerais de Venda
    • Termos e Condições Gerais de Compra
  • Produtos
    • Contadores de Água
      • Declarações de Conformidade
      • Certificados e Manuais de Instalação
    • Injeção de Plásticos
    • Peças de Precisão
  • Tecnologia
    • MyWater
  • Serviços
  • Contactos
  • Media
    • Notícias
    • Blog
    • Press Kit
    • Webletters
    • Revista Preto no Branco
  • PT
    • EN
    • ES
    • FR
InícioNotíciasSIT obtém a Certificação em Igualdade de Género
SIT obtém a Certificação em Igualdade de Género
4/07/2023
Notícias

Pádua, 19 de junho de 2023 – SIT, uma multinacional listada no segmento Euronext Milan da Borsa Italiana (Bolsa de Valores Italiana) que cria soluções inteligentes para monitorar condições ambientais e medir consumo, obteve a Certificação em igualdade de género, conforme UNI/PdR 125:2022, emitida pela certificadora Kiwa e apoiada pela Variazioni, empresa de consultoria especializada em projetos de inovação e Gestão da Mudança.

Esta certificação, com validade de três anos e sujeita a acompanhamento anual, tem feito com que a SIT se mostre virtuosa nas seis áreas que a certificação investiga: Cultura e Estratégia; governança; processos de RH; Oportunidades de crescimento e inclusão da mulher na empresa; Equidade remuneratória por género e Proteção da parentalidade e conciliação entre vida profissional e pessoal.

A SIT investe em igualdade e mérito por meio de políticas e ações concretas para proteger a diversidade, incluindo:
• Programas de desenvolvimento e crescimento interno baseados em competências, meritocracia e resultados, valorizando a diversidade e o talento de todos. A SIT oferece as mesmas oportunidades de formação e desenvolvimento de carreira para todos os seus funcionários com programas criados para o desenvolvimento profissional e pessoal. Em 2022, as mulheres ocuparam 33% dos cargos de gestão abertos no ano. Em relação às políticas de remuneração, o cálculo preciso, durante 2023, da disparidade salarial entre homens e mulheres permitirá à SIT gerir prontamente as fórmulas de equidade para garantir a não discriminação. O objetivo é implementar políticas salariais objetivas, equilibradas nas responsabilidades e competências dos cargos, reforçando a lógica do talento e da igualdade de género.
● Mensuração anual da diferença percentual de progressão na carreira entre homens e mulheres para confirmar as condições para que ambos os gêneros tenham igualdade de acesso às oportunidades de crescimento dentro da organização. Em 2022, as mulheres representaram a população que abrangeu 62,5% das promoções internas, um indicador de coerência e constância das políticas de mérito e igualdade de género. A complementaridade de diferentes competências, atitudes e estilos gerenciais e técnicos é um valor absoluto para a organização, razão pela qual a SIT promove programas específicos de formação em liderança neutra, igualdade de género, vieses cognitivos e preconceitos para todos os recursos.
● Formação obrigatória na empresa sobre discriminação, assédio e abuso tendo como referência a nova política de Diversidade & Inclusão, o Código de Conduta bem como os métodos de exposição, denúncia, cada vez mais sofisticados de forma a proteger a população mais fragilizada.

A certificação de Igualdade de Género, consistente com o pilar da empresa “Made with Care” dedicada à Responsabilidade Social e incluída no plano de sustentabilidade da empresa, surge na sequência de mais dois passos importantes no percurso ESG da SIT: a nova e “reforçada” política de parentalidade, em vigor desde 1 de março de 2023, e a política de Diversidade&Inclusão de abril de 2023. As políticas Parental e de Diversidade&Inclusão e a certificação de Igualdade de Género que a SIT obteve ao longo dos últimos três meses fazem parte integrante da política da empresa e do roadmap de sustentabilidade que visa viabilizar a transição energética por meio de soluções inovadoras que ajudem a descarbonizar a atmosfera e a salvaguardar os recursos naturais.

“A certificação da igualdade de género a par das recentes políticas de Parentalidade e Diversidade & Inclusão atestam a orientação empreendedora da SIT, assente na valorização das pessoas e do seu trabalho, onde todos podem encontrar o ambiente para perseguir as suas ambições e concretizar o seu potencial de uma forma inclusiva e contexto justo”, afirmou Chiara de’ Stefani, Diretora de Sustentabilidade Corporativa da SIT e membro do Conselho de Administração da SIT S.p.A. “Para fazer a diferença no nosso setor, devemos partir de nós mesmos – acrescentou Roberta Fagotto, Diretora de Recursos Humanos da SIT – Inclusão, apoio à diversidade e igualdade de género devem ser valores a partir dos quais começar a criar um ambiente de trabalho equilibrado, baseado em meritocracia e em que a cultura corporativa pode ser um elemento estratégico capaz de gerar valor”.

 

Foco na igualdade de género: informações e factos interessantes
● No início de março de 2023 eram apenas 178 as empresas que voluntariamente realizaram o processo de certificação da igualdade de gênero, desde que entrou em operação em julho de 2022.
● O “Sistema de Certificação da Igualdade de Género” é uma intervenção do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Direção da Igualdade de Oportunidades da Presidência do Conselho de Ministros que visa acompanhar e incentivar as empresas a adotarem políticas adequadas à redução das disparidades de género nas áreas mais críticas para o crescimento profissional da mulher.
● Para ser certificado, é necessário demonstrar ter um sistema de gestão para a igualdade de género orientado para a melhoria contínua e, ao mesmo tempo, ter cumprido alguns KPIs, obtendo uma pontuação de pelo menos 60%.

+351 21 831 60 00
geral@janz.pt
Av. Infante D. Henrique, 288 | 1950-421 Lisboa

Empresa

  • Quem Somos
  • O Grupo e Negócios
  • Gestão de Qualidade
  • Termos e Condições Gerais de Compra
  • Termos e Condições Gerais de Venda

Produtos

  • Contadores de Água
  • Injeção de Plásticos
  • Peças de Precisão

Tecnologia

  • MyWater

O site

  • Termos & Condições
  • Mapa do Site
  • Contactos
Janz - Contagem e Gestão de Fluídos S.A.
© 2025 Janz – Contagem e Gestão de Fluídos. Todos os direitos reservados.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Para saber mais sobre cookies, quais as suas finalidades e como geri-los, por favor consulte os nossos Termos de Utilização.Aceito