Casas Sustentáveis em Belas Clube de Campo
Onde a água tem o tratamento que merece
Em pleno Parque Florestal, a poucos minutos do centro de Lisboa, de Cascais e Sintra, há um local repleto de casas sustentáveis onde o Homem dá à água o tratamento que ela merece – o Belas Clube de Campo. Nestas casas sustentáveis, onde cada gota conta, a água representa um tesouro demasiado precioso para ser utilizado uma única vez. Foi, por conseguinte, a primeira entidade distinguida pela ADENE com o sistema de avaliação e classificação de eficiência hídrica de edifícios AQUA+. Com efeito, a áurea de sustentabilidade envolve todo o empreendimento, cujas townhouses foram consideradas as casas mais sustentáveis de Portugal e as primeiras a atingir os valores de certificação Nearly Zero Energy Building (NZEB).
Quando caminhamos pelo Belas Clube de Campo o tempo fica suspenso e caminhamos mais devagar para podermos demorar, num espaço tão belo e magnifico! E não importa o caminho escolhido porque no Belas Clube de Campo todos os caminhos nos conduzem à sustentabilidade. A composição do edificado, integra-se de forma perfeita na paisagem envolvente. Um passeio pelo empreendimento permite uma experiência sensorial só possível através de um contacto genuíno com a natureza: respiramos devagar, sentidos os cheiros da natureza a mente acalma-se com o ritmo suave da melodia das aves e sentimo-nos invadidos por uma maravilhosa tranquilidade. E, não obstante, as casas sustentáveis circundantes parecem esconder do nosso olhar um mundo secreto de modernidade e conforto. Na verdade, o Belas Clube de Campo é um ícone do que gostaríamos de encontrar rumo a um mundo mais sustentável, com pilares assentes em infraestruturas e soluções inovadoras, mas sem comprometer as gerações futuras.
Para além das suas casas sustentáveis, neste local, os ecossistemas naturais são preservados e alvo de um cuidado permanente, sendo a colocação de ninhos, plantação de árvores e a preservação da vegetação algumas as atividades desenvolvidas em prol da preservação das espécies. Este empreendimento está na vanguarda da construção sustentável, investindo permanentemente na eficiência energética e gestão de resíduos. E não só. Para as entidades que trabalham com a água, é fácil sentir um grande entusiasmo com a forma como o Belas Clube de Campo cuida da sua água, em prol de uma eficiência hídrica ainda pouco comum na Era em que vivemos.
A Sustentabilidade em estado líquido no Belas Clube de Campo
Os quatro belos lagos existentes no local recebem as águas pluviais, que para ali são canalizadas. Dois destes lagos são responsáveis pela rega do campo de golfe, suportado por 6 furos adicionais. O armazenamento da água dos lagos e a captação dos furos é alvo de uma gestão cuidadosa, com uma monitorização regular da qualidade da água, que conta também com o contributo de diversos estudos para otimização da rega. O aproveitamento das águas pluviais é uma medida com enorme potencial para reduzir a utilização de água potável em usos em que a sua qualidade pode ser inferior. Por isso, o Belas Clube de Campo estendeu o aproveitamento das águas pluviais às moradias envolventes. As águas das chuvas são recolhidas na cobertura, piso 1, piso 0 e piso -1 e encaminhadas através de um sistema para um depósito de armazenamento de água, com a capacidade de entre 5m3 e 15m3, instalado no jardim. Quando a água acumulada atinge o seu limite, ela é encaminhada para o coletor público. Com a ajuda de uma bomba hidropressora e de uma adaptação na rede, é possível utilizar a água armazenada para a rega dos espaços verde e para as lavagens.
Estas casas sustentáveis contam com uma rede separativa de águas residuais domésticas: águas cinzentas provenientes do duche, banheira e lavatórios e águas negras provenientes da cozinha, lavandaria, sanitas e bidés. As casas estão preparadas para incorporar uma ETAR compacta para tratamento das águas cinzentas, que são posteriormente encaminhadas para uma rede independente destinada ao abastecimento de autoclismos.
As moradias Belas Clube de Campo permitem, com um sistema de retorno para a água quente, evitar o desperdício de água verificado desde a abertura da torneira até à obtenção da água com a temperada desejada. Para além de uma redução do consumo de água, o sistema permite também uma redução das necessidades da energia necessária para o aquecimento da água e uma melhoria das condições de conforto térmico.
O Belas Clube de Campo foi a primeira entidade a ser distinguida pelo AQUA+, o sistema de classificação da eficiência hídrica dos edifícios, aplicado a todas as tipologias dos novos edifícios do Lisbon Green Valley – apartamentos e townhouses, tendo estas soluções contribuído para que todas alcançassem a classe hídrica A.
A água é escassa. A água é preciosa. Sem água não há vida. São palavras que ouvimos e repetimos sempre que está em causa o valor da água. Como dizia William Shakespeare “Que as tuas palavras ilustrem teu comportamento, e teu comportamento as tuas palavras”. De 1999 até agora foram muitos os prémios e certificações atribuídos ao Belas Clube de Campo que comprovam que aqui, a sustentabilidade não são meras palavras. Estas distinções são fruto de um trabalho diário de investigação e inovação, tendo como objetivo último apresentar ao mercado soluções residenciais de excelência que respeitem o meio ambiente,onde as famílias possam viver em casas sustentáveis com toda a qualidade e conforto.