AEdP, a Entidade Gestora
A Águas e Energia do Porto (AEdP) é a empresa municipal responsável pela gestão integrada do Ciclo Urbano da Água no Município do Porto, integrando o sistema de abastecimento de água (SAA), a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, a gestão das linhas de água e zonas balneares, a gestão energética e energias renováveis, bem como a vertente de educação ambiental.
O Porto possui um dos maiores e mais densos SAA a nível nacional, concentrado na segunda maior cidade portuguesa e englobando um total de 820km de condutas de adução e distribuição massivamente emalhadas, 125.450m3 de reserva máxima instalada em seis reservatórios, cerca de 71.225 ramais domiciliários, aproximadamente 160.000 Clientes abastecidos diariamente e, no global, 170.000 contadores instalados na rede.
AEdP NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE E DA EFICIÊNCIA
A AEdP tem no seu foco a sustentabilidade ambiental, económico-financeira e social do SAA, da Empresa e do Município, pelo que a gestão e redução das perdas de água e da Água Não Faturada (ANF) é essencial e tem sido uma estratégica absoluta da Empresa nos últimos 15 anos.
Desde 2006, quando apresentava um índice de ANF de 52,4%, a AEdP iniciou a sua caminhada na redução das perdas de água. Mais recentemente as perdas aparentes/comerciais assumiram uma representação fundamental crescente e, como tal, a empresa desenhou o Plano de Gestão e Renovação de Contadores e Reforço da Telemetria em Clientes.
A substituição dos contadores de água viu a sua taxa aumentar de forma massiva a partir de 2018, sendo que entre julho desse ano e junho de 2021 foram substituídos mais de 70.000 contadores, correspondendo a uma taxa de renovação aproximada de 45% e, desta forma, reduzindo em muito o erro médio global do parque de contadores e incrementando a fiabilidade de medição dos mesmos.
O INVESTIMENTO NOS CONTADORES DE TELEMETRIA
Associado ao aumento da taxa de renovação, existiu igualmente um forte investimento da AEdP na instalação de solução de telemetria domiciliária, acreditando que é o futuro do setor e da gestão estratégica e tecnológica do SAA.
Desde 2018 que a AEdP tem vindo a instalar, maioritariamente, contadores munidos com sistema de telemetria para recolha e comunicação remota dos consumos. Em junho de 2018 apenas 16% do parque de contadores da entidade possuía sistema de telemetria integrado, numa abordagem primitiva da sua instalação em locais de difícil acesso para recolha manual da leitura. Em junho de 2021, a AEdP possui um total de mais de 84.000 contadores ativos com esta tecnologia, o que corresponde a 53% dos Clientes do Município, traduzindo um crescimento de 37 pontos percentuais em apenas três anos.
Um dos primeiros resultados diretos desta alteração estratégica foi a redução da necessidade de leituras manuais de contadores, procedendo-se à reestruturação das zonas de leitura de 20 para 14, projeto que teve o seu término em maio de 2021 e que traduz uma poupança anual de 150.000€ em recursos. Aliada a esta redução, a garantia constante das leituras reais dos contadores constitui outra vantagem, reduzindo em grande escala as estimativas para faturação.
UMA MALHA DE ANTENAS E CONCENTRADORES
A estratégia de telemetria domiciliária materializou-se não só nos contadores, mas também na instalação de 15 novos macro concentradores para recolha massiva dos dados de consumos dos Clientes, por área de influência, integração e encriptação dos dados e envoi periódico para o data center na AEdP.
A estas 15 novas unidades macro associam-se as 16 unidades micro já existentes em pontos específicos do tecido urbano, materializando o conceito de “Porto 100% Telemetria” que transforma a cidade do Porto numa malha digital de concentradores que permite a cobertura de praticamente a totalidade do território.
VANTAGENS PARA O CLIENTE
Do ponto de vista da gestão estratégica, esta tecnologia não traz vantagens apenas à AEdP. A obtenção em tempo real das leituras dos contadores permite à AEdP oferecer um serviço de maior qualidade e proximidade ao Cliente, através da App, passando a usufruir de um serviço de excelência na gestão sustentável dos seus consumos:
(1) Evolução e análise diária de consumos
(2) Comparação de consumos com períodos homólogos
(3) Alerta de fugas de água e consumos anómalos
(4) Dados da qualidade da água
(5) Notificação e Avisos de comunicação da AEdP
(ocorrências/anomalias, suspensões de serviço)
(6) Qualidade da água de consumo
(7) Dicas para redução do consumo de água e utilização sustentável
Mais ainda, os contadores de telemetria não necessitam de leituras manuais constantes, pelo que os Clientes não necessitam desse incómodo, e refletindo na faturação mensal os consumos reais sem qualquer estimativa associada.
RESULTADOS PARA A ENTIDADE GESTORA
A estratégia de reforço da telemetria no parque de contadores ativos no SAA permite à AEdP uma gestão tecnologicamente mais avançada dos consumos e do próprio escoamento na rede pública de distribuição. Quando comparado com os contadores normais, os contadores munidos de sistema de telemetria oferecem vantagens internas como a análise de perfis de consumo, o apoio à modelação e calibração hidráulica das redes, a redução das leituras por estimativa, a redução das perdas pois a atuação sobre anomalias é mais célere, o aumento da produtividade devido à possibilidade de alocação dos recursos humanos a outras funções, uma gestão do parque de contadores mais expedita e baseada em dados reais, a deteção de retornos de água e de consumos zeros, a confirmação de ilícitos e consumos inferiores e superiores à média mensal.
Para além das vantagens já referidas, esta estratégia fomenta a gestão holística e integrada do SAA do Município enquanto smart city e permite à AEdP uma evolução muito positiva ao nível da gestão das perdas de água reais nas Zonas de Medição e Controlo através do refinamento do cálculo regular do Balanço Hídrico de cada zona e, como tal, direcionar de forma eficiente os recursos para as necessidades efetivas. Esta é uma alteração importante do atual paradigma do ataque às perdas de água e à ANF, estratégia que se revela um dos maiores desafios dos próximos tempos na garantia da máxima sustentabilidade do SAA.
“Porto 100% Telemetria” é, pois, um dos vários projetos estratégicos que a AEdP tem vindo a implementar deste o final de 2006, com a ambição clara de reduzir a ANF para valores próximos do nível económico de perdas de água. Em 2006 a AEdP possuía um índice de ANF de 52,4% e terminou 2020 com um índice de 17,1%, representado uma redução muito significativa e eficaz das perdas de água no SAA.
2020 foi igualmente o ano onde se constatou a maior percentagem de contadores de telemetria instalados em Clientes, com grande parte a ser lido remotamente através dos concentradores instalados e os equipamentos drive-by, cujos dados são muito importantes para o estudo e redução das perdas de água reais e aparentes. No final de 2020 a AEdP registou o menor volume de água perdida de sempre – 9.400 m3/dia – e uma poupança global acumulada superior a 63 milhões de euros desde 2006.
UM FUTURO PROMISSOR
Esta gestão mais direcionada para a obtenção de informação permite aos Clientes um maior conhecimento das suas utilizações da água, assim como das variações de consumo. Associado a este conhecimento advém a possibilidade de uma gestão mais eficaz e de uma utilização mais sustentável deste recurso cada vez mais escasso e relevante.
O futuro é, portanto, muito desafiante considerando a continuidade do projeto “Porto 100% Telemetria” e a sua integração com as restantes estratégias e operações para a redução das perdas no SAA, com valores atuais de ANF que colocam a AEdP como uma referência a nível nacional e internacional no setor.