Detentor de um know-how centenário na fabricação de contadores de água e componentes, a Janz – Contagem e Gestão de Fluídos é reconhecida internacionalmente pelos seus padrões de excelência. Em diálogo com o administrador e diretor comercial, Ricardo Cordeiro, ficámos a conhecer o segredo para a longevidade, bem como o papel de relevo na manutenção da qualidade de vida da comunidade.
Lisboa, 1915. Bruno Janz, de ascendência austríaca, abre um negócio de componentes e peças destinadas, principalmente, à indústria automóvel. Vinte e cinco anos depois produz o primeiro contador de água português e, hoje, a empresa apresenta um nível de experiência incomparável neste setor.
Ao longo de várias décadas, a Janz desenvolveu um vasto leque de soluções inovadoras, tanto para os seus equipamentos como para outros fabricantes, satisfazendo as exigências do mercado com contadores tecnologicamente avançados e fiáveis.
Com a ambição de ser um fornecedor de referência global em sistemas de contagem e gestão de água, Ricardo Cordeiro destaca que, nos últimos anos, a Janz se dedicou à criação de equipamentos com sistemas de telemetria e telegestão. Falamos de Smart Metering, isto é, digitalização das medições tornando estes equipamentos mais inteligentes e eficientes. “O nosso foco tem sido possibilitar aos clientes ligarem-se às redes IoT (Internet of Things) e obter informação em tempo real para otimizar a gestão da água e reduzir fugas”, explica Ricardo Cordeiro. Sublinhando como esta preocupação é transversal a qualquer entidade gestora ou consumidor, torna-se assim possível identificar os pontos onde o nível de fugas é mais crítico e, por outro lado, tornar a faturação mais justa.
“O MyWater é a nossa solução para responder a essa necessidade”, revela. Este sistema de telemetria bidirecional, com capacidade de comunicação mesmo em locais exíguos ou zonas de interior, permite interagir com os contadores para melhorar a monitorização dos consumos de água residenciais, comerciais e públicos. “Atualmente, apenas 10% dos contadores que fabricamos têm essa tecnologia integrada, mas a expetativa é aumentar esse número”, refere Ricardo Cordeiro, destacando ainda que esta solução já chegou a Espanha e Colômbia, onde brevemente será iniciado um projeto de contadores com tecnologia MyWater.
Reconhecendo que, em Portugal, o setor é bastante competitivo, o nosso entrevistado salienta ainda que os produtos Janz não se podem limitar ao mercado nacional. Mais do que uma resposta aos pesos-pesados da indústria, o nível de exportação na ordem dos 70%, a par com a criatividade e flexibilidade demonstradas, alimentam também a longevidade da empresa. “Têm surgido novos concorrentes, mas temo-nos defendido garantindo a qualidade, durabilidade e a atualidade dos nossos produtos”, conclui o responsável, para quem estes valores são a essência da Janz e o compromisso para o futuro.
Fonte – Revista Portugal Inovador.